domingo, setembro 27, 2009

TRANSFORMANDO LIXO EM ADUBO

Um cantinho de 1,20m2 no seu quintal: isso é tudo que voce precisa para montar uma pequena composteira e transformar o seu próprio lixo num excelente adubo orgânico para o seu jardim, sua horta ou seus vasos de plantas. Fazendo isso você estará também ajudando a reduzir o volume de lixo que vai para o aterro sanitário e evitando a poluição do ar ao mostrar aos outros que não é preciso queimar os restos de podas dos jardins.
Comece separando o lixo orgânico: sobras de comida, cascas de legumes e frutas, galhinhos, grama cortada, ossos, casca de ovos, esterco, serragem, flores e verduras murchas, borra de café, etc. (vidros, pláticos e metais você entrega para o pessoal da reciclagem).
Reserve um canto no seu quintal, de preferência encostado no muro e que esteja à sombra, para montar a sua composteira. Voce pode construí-la medindo 1,50m x 0,80m e 0,80m de altura, usando tijolos, blocos ou tábuas. Faça uma divisão no meio. Se vc tiver espaço no jardim, pode também fazer um buraco para enterrar os resíduos orgânicos.
O lixo orgânico separado deve ser depositado num dos lados da composteira e coberto com serragem, folhas ou grama cortada. Em seguida jogue água para molhar essa cobertura. Cubra com um plático ou com tábuas para proteger do sol e da chuva. A cada três dias, revolva o monte passando-o de um lado para o outro. O aquecimento do material orgânico após ser revolvido e a presença de insetos como minhocas, tatuzinhos e piolhos de cobra indicam que já está em fase de decomposição. O monte deverá ser revolvido e regado por uns dois meses aproximadamente. Se vc conseguir revolver o monte sem trocá-lo de lado, pode usar a outra metade para começar outra compostagem Quando o monte parar de esquentar e adquirir um odor agradável de terra e uma cor marron escura, o composto estará pronto e já poderá ser utilizado para adubação.

Maria Clara Giannelli Feitosa (claragiannelli@uol.com.br) é arquiteta, fotógrafa, mosaicista e membro do grupo ecológico Maitan.

Nenhum comentário: