domingo, setembro 27, 2009

CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Na Europa, estima-se que a construção civil consuma aproximadamente 40% da energia total utilizada, além de ser responsável por cerca de 30% da emissão de CO2 e 40% dos resíduos gerados pelo homem. Responde ainda por 15% a 50% do consumo de recursos naturais.
No Brasil, 220 milhões de toneladas/ano de agregados naturais são consumidos para produção de concreto e argamassas e cerca de 70% da madeira usada aqui não provém de manejo florestal adequado.
Após a Rio 92, com a elaboração da Agenda 21, diversos segmentos como a construção civil e a arquitetura foram permeados pelos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, definido como um modelo econômico que atende às necessidades das gerações do presente sem impossibilitar às gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

“Toda construção ecológica é sustentável, mas nem toda construção sustentável é ecológica”.
Construção ecológica ou natural é aquela que permite a integração entre homem e natureza, com um mínimo de alteração e impacto sobre o meio ambiente, usando os recursos naturais de maneira integrada e, quase sempre, intuitivamente. Usa materiais e recursos naturais disponíveis no local ou na região, lançando mão de tecnologias sustentáveis de baixo custo e consumo energético, tais como adobe, terra crua, bambus, fibras, tratamento de efluentes por plantas aquáticas, energia eólica via moinho de vento, etc. Esse tipo de construção é mais adequada a áreas rurais ou distantes de grandes centros urbanos, onde os recursos locais favorecem essas iniciativas e onde a comunidade usuária não excede a capacidade do ecossistema de digerir, degradar e processar os resíduos gerados (dejetos, efluentes, lixos orgânicos diversos). Produzindo habitações com excelente conforto técnico e acústico, sem poluição interna ou circundante, a construção natural é muito comum nas ecovilas e comunidades autóctones que ainda mantenham seus padrões de cultura e comportamento.
Já a construção sustentável promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para as necessidades de uso, produção e consumo humano, porém sem esgotar os recursos naturais e preservando-os para gerações futuras. É mais viável em áreas de grande concentração urbana, uma vez que se inserem dentro do modelo sócio-econômico vigente e requer técnicas e sistemas de gestão ambiental. Procura utilizar fontes de energia renováveis e tecnologias sustentáveis para gestão de resíduos gerados na construção e tratamento de água e esgoto, controle de todos os poluentes presentes na obra (tintas, vernizes, colas, etc.), conforto termo-acústico, etc. Utiliza materiais sustentáveis industriais, materiais reciclados de origem variada e ecoprodutos em todas as instâncias da obra, procurando abolir os materiais condenados em bioconstrução , como tubos de PVC, o cimento amianto, o alumínio e todos os potenciais emissores de compostos orgânicos voláteis (COV’s), altamente prejudiciais à saúde.
Nos próximos artigos falaremos mais detalhadamente sobre as construções sustentáveis.


Maria Clara Giannelli Feitosa (claragiannelli@uol.com.br) é arquiteta, paisagista, fotógrafa, e membro do grupo ecológico Maitan.

Fonte: IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica)

6 comentários:

Unknown disse...

Veja www.GrupoSustentaX.com.br

BIA TELLES disse...

Obrigada por sua maninfestação.
Entrei no SUSTENTAX e gostei da proposta, só não encontrei nomes de pessoas físicas para eu interagir.
Com quem posso falar ?

Abraços e muitos sucessos sustentáveis a toda equipe !
Beatriz

BIA TELLES disse...

Obrigada por sua maninfestação.
Entrei no SUSTENTAX e gostei da proposta, só não encontrei nomes de pessoas físicas para eu interagir.
Com quem posso falar ?

Abraços e muitos sucessos sustentáveis a toda equipe !
Beatriz

BIA TELLES disse...

Olá!

Obrigada pela sua visita e parabéns pelo seu trabalho no SUSTENTAX.

Abraços
Beatriz

BIA TELLES disse...

Olá !
Obrigada pela sua visita.
Aproveitamos para parabenizar o trabalho do SustentaX.

Abraços
Beatriz

Unknown disse...

Olá Beatriz,

Obrigado pela referência do trabalho da SustentaX.

Você poderá interagir com Janaina.Silva@SustentaX.com.br que é a Assessora de Relações Institucionais do Grupo SustentaX.